Ju jitsu

O ju jitsu tem origem no Japão. É difícil determinar o ano exato em que surgiu mas os factos históricos associam a prática do ju jitsu às técnicas de combate sem recurso a armas promovidas pelos samurais japoneses.

A palavra ju significa suavidade, flexibilidade enquanto jitsu quer dizer arte, técnica. As duas compõem a arte de defesa pessoal em pé como no chão sem haver recurso a armas (faca, bastão, etc.). «O ju jitsu é uma modalidade proveniente das escolas dos samurais, a casta guerreira do Japão», explica o Mestre Manuel Pinto, responsável pela modalidade no Real SC.

Praticar ju jitsu não é somente benéfico para a condição física. A sua prática desenvolve a autoconfiança, a capacidade de resposta, os reflexos, a atenção e concentração dos atletas. O ju jitsu «traz enormes vantagens aos seus praticantes, tanto maiores, quanto maior for o grau de conhecimentos».

Por outro lado, é uma modalidade pensada para ambos os sexos. «Basta ter treze anos e não há limite de idades porque o ensinamento é sempre de acordo com as capacidades motoras de cada praticante», explicou o Mestre de ju jitsu do Real SC.

Apesar de envolver contato físico, «não é um desporto violento e tem regras internacionais bem definidas. Para a prática do ju jitsu, apenas é necessário um Kimono», explicou.

Questionado sobre o objetivo da criação de classe de ju jitsu no clube o Mestre explicou que pretende «proporcionar a prática de uma modalidade com benefícios mútuos à população local» e os curiosos podem «sempre fazer uma aula gratuita».

As inscrições estão abertas e para praticar ju jitsu somente é preciso um kimono.

VEJA O HORÁRIO E A MENSALIDADE AQUI

ImprimirEmail

REAL SPORT CLUBE

O Real Sport Clube foi criado em 7 de Agosto de 1995 da fusão dos clubes já existentes nas freguesias de Queluz e Massamá

Saiba +

Os nossos contactos

Rua Firmina Celestino Cardoso, 10
2745-777 MASSAMÁ
Telf.: 21 437 51 26
Fax: 21 437 10 73
Email: geral@realsportclube.com